quinta-feira, 1 de abril de 2010

Marcelo Hermes (da UnB) é um reacionário. Ele tem perspectiva científica?

Agora, às 20h23 de 1.4.2010, parece mentira, mas vejo no "blog" do Professor Marcelo Hermes apenas discussões próprias do conhecimento vulgar sobre a greve dos docentes e servidores da FUB (a respeito de tal greve sou terminantemente contra). Porém, tal docente deveria se voltar um pouco mais à sua área de conhecimento ou, no mínimo, tornar as discussões de Ciência Política, de Direito e de Sociologia em científicas, já que seu "blog" se propõe a isso.

Ele reage à postura petista e ser reacionário, por si só, não constitui qualquer problema. O problema haverá quando a pessoa se cegar à comunicação no sistema complexo, pretendendo apenas "informar" de modo sectário e pueril. Tento alertá-lo de que afirmações como  "Se isso acontecer, os dinossauros do 'Movimento Vermelho', com Claus Akira e Rodrigo Dantas (professores ultra-esquerdistas e 'lideres' grevistas - ambos com ZERO papers em seus CVs), irão virar peças de MUSEU. Serão coisas do passado" podem lhe trazer problemas.

Sou jurista e vejo na etiquetagem do texto transcrito certa ofensa moral, até porque tende a aproximar o comando de greve com o "comando vermelho", podendo ser demandado em interpelação judicial, sendo que nosso país não tem por hábito tutelar direito de aparentes "moralistas". A tutela se dará àquele que melhor se estabelecer na comunicação da sociedade complexa, razão de ter dúvidas sobre a razoabilidade das possíveis estabilizações, acadêmica e social,  das propostas do referido docente.

4 comentários:

Unknown disse...

Realmente vc me ama.

marcelo hermes
a voz da direita

Sidio Rosa de Mesquita Júnior disse...

Perdão. Não pretendi demonstrar apreço ou desapreço a qualquer pessoa em particular. A minha perspectiva científica me leva a abordar temas e questões. "In casu", a abordagem foi em relação ao fato do "blog" CIÊNCIA BRASIL esár mais ocupado com posições próprias do conhecimento vulgar. E, sinceramente, prefiro o conhecimento cientifico.

Como dizia Bertrant Hussel, nem sempre o conhecimento científico estará certo, mas será mais provável que ele estará mais seguro que o conhecimento vulgar.

Ciência Brasil disse...

O foco do meu blog é o chamado LADO B da ciencia e educaçao.

Ou seja, este blog nao é de ciencia, mas sobre ciencia. Entendeu?

Sidio Rosa de Mesquita Júnior disse...

Falar sobre ciência sem adotar método científico ou postura filosófica é cair em um vazio intelectual inaceitável. Razão de, embora entendendo sua postura, não concordar com posições que não encontram suporte em conhecimentos sólidos.

A crítica de Kant era tendente a buscar conhecer, a indagar, a inquirir etc. É esta a crítica que proponho e é a que me parece mais adequada ao ambiente acadêmico.