terça-feira, 22 de maio de 2012

UnB quebrou sigilo de urna eletrônica

São várias as especulações que se apresentam sobre a segurança das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras, sendo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - em atitude corajosa - abriu a possibilidade de se verificar o nível de segurança do sigilo das urnas e a Universidade de Brasília (UnB) conseguiu quebrar o sigilo, demonstrando que o sistema é vulnerável.

Conversei certa vez com o Desembargador de Justiça João Mariosi sobre o sigilo das urnas eletrônicas, sendo que ele me disse que propôs ao ex-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nelson Jobim para fazer testes públicos tendentes a avaliar a segurança das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras (como este que foi realizado com a participação da UnB). Na ocasião, o então Presidente do TSE ficou indignado com a proposta.

O resultado dos testes realizados em Mar/2012 demonstram o quão vulnerável a utilização de urnas eletrônicas, mas o TSE continua insistindo na tese de que o sistema é seguro, preferindo se cegar aos resultados. Aliás, em http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6602, consta a informação de que aquele tribunal sequer admitiu a palestra ofertada pelo docente que coordenou os testes.

Vejo que a pior cegueira é a daquele que não quer ver. Em países como o nosso, sem tradição de valorizar o conhecimento, é comum tentar se manipular informações por meio de discursos vazios. Ora, como o sistema eletrônico atual ainda apresenta vulnerabilidades, deve-se buscar algo melhor, ao contrário de ficar reafirmando uma segurança que se sabe não existir.

Dizem que em certos momentos as perguntas dizem mais do que as respostas, daí eu me questionar: desde 2002, utilizamos urnas eletrônicos e os Presidentes da República do período foram reeleitos. Será que eles, sem deixar marcas, não manipularam o sistema de computação do TSE?

Um comentário:

Bruno disse...

Com certeza o Sistema Eleitoral eletrônico em minha opinião é manipulado. Nem nos USA é dessa forma. E é o País que detêm as maiores tecnologias de informática do mundo. Pode ver que os registro de patentes são em grande patrte do USA. Agora tendo a alta cúpula do Poder Judiciário sendo indicado por estes Presidentes, onde tiveram inúmeras denúncias de corrupção, conseguiram ser reeleitos. Ponho em dúvidas não só o sistema eleitoral, como quem deve fiscalizar. Mas o principal culpado é o povo, que não protesta, não procura conhecer seus políticos. De certo nós vivemos no país das bananas. E o povo paga o Mico para se dar bem!